Varizes fazem mal?

De uma forma bem simples, varizes são vasos sanguíneos que se dilatam, assumindo uma forma tortuosa, que pode até apresentar relevo na pele. Vale lembrar ainda que não existe a tal condição chamada de varizes internas. O que há é o problema que pode acontecer também em veias mais profundas das pernas.

Já os pequenos vasos acabam se diferenciando das varizes por variação de calibre e também da posição em que se encontram e possuem cerca de 1mm de diâmetro e ficam na camada mais superficial da pele.

As causas das varizes

Uma das principais questões a serem consideradas nas varizes é a predisposição genética, sendo comum que pessoas com pais que têm varizes também apresente o problema.

Mais do que isso, as mulheres são mais afetadas pelo problema, que acontece com uma quantidade até 3 vezes maior em mulheres do que em homens.

O principal motivo para isso é o enfraquecimento dos vasos decorrente dos hormônios femininos. O problema se acentua ainda mais nas mulheres que fazem uso contraceptivos hormonais, como a pílula.

A idade também é um fator de risco a ser considerado, visto que varizes não são comuns em bebês, crianças e nem mesmo em adolescentes.

Uma das causas é que o colágeno tende a diminuir com a idade e com a pele mais flácida, diminui também a sustentação dos vasos, que ficam mais suscetíveis a dilatar.

Sobrepeso, maus hábitos de saúde e outras questões também podem ter uma influência negativa sobre o surgimento das varizes.

Varizes fazem mal para saúde?

De uma forma geral, as varizes são consideradas benignas, ou seja, que não acarretam em maiores problemas para a saúde de um indivíduo, apenas a questão estética mesmo.

No entanto, em alguns casos, os sintomas são mais intensos e podem se manifestar além da simples dilatação aparente das veias. Alguns sintomas que podem se manifestar são dores, sensação de peso no membro, inchaço nos tornozelos e pés, coceira na pele e outros.

Para estes casos o Varizero Funciona e é uma ótima opção para acabar com o problema.

Embora seja incomum que apresente complicações, algumas vezes podem ocorrer quadros mais graves, tais como:

  • Coágulos que se deslocam pela corrente sanguínea e podem até causar bloqueio dos vasos ou chegar ao pulmão
  • Fístulas arteriovenosas
  • Veias profundas danificadas

É justamente por esse motivo que se faz tão importante contar com o acompanhamento e avaliação de um médico. Se tratadas a tempo, o problema pode ser totalmente controlado!