Reciclando Cobre

O cobre é um dos metais não ferrosos mais valiosos do mundo. Nos últimos anos, com a subida do preço do cobre, mais e mais empresários participaram da atividade de reciclagem de cobre. Antes de iniciar o negócio de reciclagem de cobre , precisamos entender diferentes graus de cobre.

Cobre puro

O cobre puro contém 90% de cobre e uma pequena quantidade de impurezas A reciclagem de cobre puro é bastante fácil, pois o processo de reciclagem é muito simples. O centro de reciclagem precisa apenas derreter o cobre até seu estado original e não será necessário separar ou filtrar o cobre puro.

Ligas de cobre

As ligas de cobre são combinações de cobre e outros metais, e os produtos de liga são comumente vistos em nossa vida diária, como utensílios de cozinha e moedas de um centavo. A reciclagem das ligas de cobre precisa separar o cobre de outros metais, o que pode exigir alguma tecnologia avançada.

Cobre sem oxigênio

O cobre sem oxigênio é exatamente o que parece. Para eliminar a presença de oxigênio no cobre, ele precisa passar por vários processos para formar o cobre altamente isento de oxigênio e complexo. Essa forma de cobre é usada nas áreas onde o contato com o oxigênio corroeria outros materiais. É impossível reciclar essa forma de cobre, mas ainda pode ser usada para alguns propósitos gerais após a separação dos aditivos.

Cobre de passo

O cobre do passo é conhecido por sua 100% de condutividade, formada após uma série de processos eletrolíticos. Essa forma de cobre é usada principalmente na fabricação de fios eletrônicos ou outros componentes elétricos. Também é impossível reciclar o breu de cobre em sua forma original. No entanto, depois de fundido e analisado, o cobre pode ser enviado para outro local para torná-lo eletronicamente compatível novamente.

Depois de ler as palavras acima, esperamos que sua direção de reciclagem de cobre seja muito clara. Além disso, depois de coletar restos de cobre suficientes, um granulador de fio de cobre será a melhor opção para reciclagem de cobre.

O cobre tem sido usado e valorizado pelo homem há milhares de anos. Foi usado pela primeira vez para fazer moedas e ornamentos em 8000 aC Em 5500 aC, foram inventadas ferramentas de cobre que ajudaram a civilização a emergir da Idade da Pedra. O cobre foi ligado com estanho para produzir bronze em 3000 aC, que anunciava o início da Idade do Bronze.

O cobre é um elemento com Cu como símbolo químico e 29 como número atômico. É também um metal muito procurado, conhecido por sua excelente condutividade térmica e elétrica. Tornou-se um componente essencial em nossas vidas diárias. O cobre é um dos poucos elementos que podem ser encontrados naturalmente em sua forma pura. É 100% reciclável.

O cobre continua sendo um material de escolha para inúmeras aplicações domésticas, industriais e de alta tecnologia atualmente. Suas excelentes propriedades de liga o tornaram um metal inestimável, pois auxilia na formação não apenas de bronze, mas também de bronze quando combinado com zinco. O cobre também pode ser misturado com níquel.

O cobre está disponível em muitas partes do mundo, com a região andina da América do Sul emergindo como a região de cobre mais produtiva do mundo.

reciclando cobre é dificil

Ligas de cobre

As ligas de cobre são ligas metálicas, sendo o cobre o principal componente. A pesquisa mostra que existem até 400 composições diferentes de cobre e ligas de cobre. A liga de cobre-níquel é conhecida por seu uso na fabricação de cascos de navios, pois ajuda a evitar a corrosão na água do mar e a reduzir a adesão da vida marinha, reduzindo assim o arrasto e aumentando a eficiência do combustível.

O latão tem melhores propriedades acústicas que o cobre ou o zinco puro e, portanto, é amplamente utilizado na fabricação de vários instrumentos musicais, como trombones, sinos, trombetas e pratos. O bronze é comumente usado em hélices de navios e rolamentos submersos, pois possui alta resistência à corrosão

Bronze de fósforo, bronzes de alumínio, bronzes de silício, níquel de cobre, pratas de níquel, cobre com chumbo e cobre-berílio também pertencem à família das ligas de cobre. Os sais de cobre são outra forma de cobre, sendo o sulfato de cobre o mais conhecido e amplamente utilizado de todos os sais de cobre.

Processo de fabricação de cobre

O minério de cobre extraído é convertido em um formulário pronto para processamento em várias etapas.

Inicialmente, os minérios de sulfeto e óxido são extraídos por métodos de escavação ou jateamento. O material extraído é triturado em pedaços do tamanho de nozes. As peças são trituradas em grandes máquinas rotativas e cilíndricas até que se transformem em pó. Os minérios de sulfeto são enviados para um estágio de concentração, enquanto os minérios de óxido são movidos para os tanques de lixiviação. No estágio de concentração, os minerais são transformados em pasta (com cerca de 15% de cobre) e a escória residual é removida. Se os rejeitos contiverem óxido de cobre, ele será enviado aos tanques de lixiviação. O cobre concentrado é convertido em cátodo de cobre puro, utilizando processos de lixiviação e branqueamento ou fundição e refino eletrolítico.

No eletrowinning, a mistura de cobre é tratada e transferida para um tanque de processo eletrolítico, onde a mistura é eletricamente carregada, fazendo com que os íons de cobre puro migrem para os cátodos de partida, feitos de folha de cobre pura. Na fundição, é realizada a fusão e a purificação da mistura de cobre, o que resulta em fosco, blister e 99% de cobre puro.

Os minérios de óxido e rejeitos no tanque são lixiviados por uma solução ácida fraca, de modo a produzir uma solução fraca de sulfato de cobre.

Aplicações de cobre de material virgem

O cobre e suas ligas são amplamente utilizados em vários campos e suas aplicações continuam aumentando ano a ano. As principais aplicações do cobre estão listadas abaixo:

Nutriente essencial em nossa dieta diária, pois o cobre trabalha junto com o ferro para formar glóbulos vermelhos. Também conhecido por curar ou reduzir anemia, osteoartrite e osteoporose.
Construção civil, geração e transmissão de energia
Fabricação de produtos eletrônicos
Produção de máquinas industriais e veículos de transporte
Sistemas de cablagem e canalização, aquecimento e refrigeração de cobre
Links de telecomunicações usados ​​em residências e empresas
Componente essencial em motores, fiação, radiadores, conectores, freios e rolamentos usados ​​em carros e caminhões
Os fabricantes de semicondutores usam cobre para circuitos em chips de silício, o que permite que os microprocessadores operem mais rapidamente e consumam menos energia.
Rotores de cobre aumentam a eficiência de motores elétricos
Utensílios de cozinha, como recipientes para armazenamento de água de cobre, chaleiras e panelas de cobre
Dispositivos experimentais de confinamento a plasma
Tiras grossas de cobre são usadas como pára-raios em edifícios altos
Fechaduras, guindastes de ferro-velho, sinos elétricos
Aparelhos domésticos, como geladeiras, aspiradores de pó, máquinas de lavar, lava-louças e sistemas de entretenimento
Componentes do veículo, como motores de partida, limpadores de pára-brisas, janelas elétricas, radiadores, radiadores de óleo, mancais de bronze, acessórios, fixadores e parafusos
Componentes do computador, como unidades de disco e ventiladores
Componentes de transformadores, como adaptadores de rede, subestações de eletricidade, usinas de energia
Aplicação em preparação de alimentos, hospitais, moedas, maçanetas e sistemas de encanamento, pois o cobre possui propriedades antimicrobianas
No projeto arquitetônico, pois oferece uma variedade de cores e acabamentos
Para recintos de aquicultura marinha de superfície e submersos que são usados ​​perto ou em locais offshore, para melhorar as condições sanitárias, a produtividade e a sustentabilidade de criar muitos peixes e criaturas marinhas
Anti-sépticos, produtos antifúngicos e ornamentos

Leave a Reply