Dicas para vencer o medo de dirigir

Medo de dirigir é um problema que pode acontecer com qualquer pessoa, de qualquer gênero, idade, raça, nacionalidade, enfim, ninguém está livre de não conseguir enfrentar o trânsito, mesmo depois de ter tirado a carteira.

Pois bem, acontece que determinados medos de dirigir não significam apenas insegurança e falta de coragem, chegam ao ponto da fobia, nesses casos, o problema é chamado amaxofobia, quando a pessoa nem chega a tirar a carteira, devido ao pavor de simplesmente sentar-se na direção do carro.

O problema é que, muitas vezes, a pessoa precisa dirigir, ou por não ter condução para onde trabalha, ou por uma série de outros motivos, nesses casos, então, o medo de dirigir acaba interferindo nas suas rotinas de algum jeito, e a única forma de vencer esse medo não é outro senão… encará-lo!

Se o seu caso não chega a ser amaxofobia, ou seja, não causa sintomas de pânico, como pernas bambas, suor excessivo, mãos trêmulas, medo excessivo, impedindo, até mesmo, de sentar-se no banco do motorista, então é possível viver sem medo de dirigir, vale prestar atenção nessas dicas abaixo de como resolver o problema, comum e até normal, de medo de dirigir.

Dicas simples para vencer o medo de dirigir

Escolha uma companhia para treinar: só a prática irá passar a segurança necessária para perder o medo. Por isso, é sempre indicado escolher alguém, serve um parente ou amigo, que seja experiente e calmo o suficiente para poder lhe passar dicas e poder treinar com você. Caso não tenha, vale pagar aulas extras para isso.

Pegue o carro em um dia tranquilo: escolha aquele dia super calmo, menos movimentado, como um domingo, por exemplo, e comece dando uma volta no quarteirão. Vá fazendo isso todos os domingos, durante uns 15 minutos, próximo à sua casa ou onde se sinta mais confiante.

Aumente aos poucos o percurso: conforme for adquirindo confiança, experimente ir aumentando o percurso, por exemplo, em vez de um, dirija por dois quarteirões. Vá fazendo isso até se sentir seguro em andar pelo seu bairro, sem que o carro morra, ou conseguindo passar as marchas sem problemas (se não for automático).

Aulas específicas

Muita gente desconhece, mas hoje já é possível encontrar autoescolas com aulas específicas para quem tem medo ou fobia da direção, inclusive, algumas oferecem até acompanhamento psicológico.

Procure não ser tão autocrítico, não se cobrar tanto e entender que cada um tem o seu tempo, assim, com certeza, saberá lidar com suas limitações e inseguranças.

No mais, lembre-se, é até normal sentir medo, inseguro, é até sinal de responsabilidade, o problema é quando esse medo impede até de praticar. Acredite, quanto mais enfrentar, ou seja, treinar, mais rápido vencerá o medo e você conseguirá dirigir tranquilamente.

Leave a Reply